quinta-feira, 2 de maio de 2013

MOVIMENTO ARMORIAL


Alunos da EEFM Dr. César Cals entregando a Maquete-livro - Auto da Compadecida

Movimento Armorial foi uma iniciativa artística cujo objetivo seria criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste Brasileiro. Um dos fundadores e diretores foi o escritor Ariano Suassuna.  Esse movimento procura mostrar as expressões artísticas:  música, dança, literatura, artes plásticas, teatro, cinema, arquitetura, entre outras expressões.
O Movimento Armorial surgiu sob a inspiração e direção de Ariano Suassuna, com a colaboração de um grupo de artistas e escritores da região Nordeste do Brasil e o apoio do Departamento de Extensão Cultural da Pró-Reitoria para Assuntos Comunitários da Universidade Federal de Pernambuco,  foi lançado oficialmente em 18 de outubro de 1960.
Seu objetivo foi o de valorizar a cultura popular do Nordeste brasileiro, pretendendo realizar uma arte brasileira erudita a partir das raízes populares da cultura do País. Uma grande importância é dada aos folhetos do romanceiro popular nordestino, a chamada literatura de cordel, por achar que neles se encontram a fonte de uma arte e uma literatura que expressa as aspirações e o espírito do povo brasileiro, além de reunir três formas de arte: as narrativas de sua poesia, a xilogravura, que ilustra suas capas e a música, através do canto dos seus versos.
O movimento armorial foi criado justamente para retratar os valores, culturas e crenças do povo nordestino como o folclore com seus personagens místicos.
O mamulengo ou teatro de bonecos nordestino também é uma fonte de inspiração para o Movimento, que procura além da dramaturgia, um modo brasileiro de encenação e representação.
Pesquisa realizada por  Richardson Rodrigues, Joao Victor,  Alcides Vinicius 1º F - Post da Profa. Carla Freitas 

Um comentário:

  1. que lindo e emocionante ver meu filho participando desse trabalho parabens matheus te amo

    ResponderExcluir